Roscas Transportadoras

Roscas Transportadoras são um dos mais antigos e simples métodos para movimentação de materiais a granel, sua forma construtiva consiste basicamente de uma helicoide que pode ou não estar fixada a um eixo rotativo, cujo conjunto poderá ser instalado no interno de um tubo ou acomodado em uma calha. O material colocado no tubo ou calha é movido ao longo de seu comprimento pela rotação da helicoide, que por sua vez é suportada por mancais e acionada por moto redutor.
O passo da helicoide pode ser único ou variável ao longo de seu comprimento, sendo esta última configuração largamente empregada em descarregamento de silos e moegas, onde parte da rosca fica constantemente imersa no material a ser movimentado. Podem ainda, dependendo da precisão requerida, serem utilizadas como dosadores.
Totalmente vedadas, impedem o vazamento e/ou a contaminação do material.
O limite de capacidade de transporte é uma relação direta com as características técnicas dos produtos a serem movimentados.

Características Técnicas

CALHA ou TUBULAR

Em construção robusta estão disponíveis em aço carbono ou aço inoxidável.

HELICOIDE

São fabricadas em aço com alta resistência ao desgaste, montadas, ou não, sobre eixo tubular apoiado em mancais.

ACIONAMENTO

Acionadas através moto redutor com opção de transmissão por polias e correias.

DISPOSITIVOS OPERACIONAIS

Opcionalmente poderão ser adicionados sensores, indicadores de operação, entre outros componentes possibilitando desta forma automação dos sistemas.